Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ação do Sinjufego cobra revisão geral anual

    Sinjufego informa que possui ação coletiva em favor de seus filiados que pleiteia a revisão geral anual mínima de 1% a partir da edição da Lei 10.697/2003, incidente no mês de janeiro de cada ano sobre todos os componentes remuneratórios.

    Entenda o caso

    A Constituição Federal de 1988 dispõe no artigo 37, inciso X, que:

    “Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

    (...)

    X - a remuneração dos servidores públicos e o subsídio de que trata o § 4º do art. 39 somente poderão ser fixados ou alterados por lei específica, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada revisão geral anual, sempre na mesma data e sem distinção de índices;(...)”

    A ministra Cármen Lúcia, em sessão no Supremo Tribunal Federal (STF) em abril acerca de recurso do Estado de São Paulo, disse que “a omissão legislativa do Estado, em desatendimento a inovadora regra da Constituição da República de 1988 (Art. 37, X), que prever a revisão geral anual dos servidores públicos, na mesma data e sem distinção de índice, gera a responsabilização do Estado, mediante o dever de indenizar, nos termos do § 6º do mesmo Art. 37.”.

    O ministro Roberto Barroso, porém não entendeu como dever especifico do Estado a correção anual dos servidores, quanto mais o percentual compatível com a inflação verificada no período. Afirmou que “o inciso X do Art. 37 apenas impõe o dever do Estado de analisar a situação remuneratória dos servidores e, se for o caso, promover a revisão, mas isso não seria automático.”.

    Embora o recurso se dirija aos servidores de São Paulo o tema é debatido como repercussão geral, afetando todos os servidores públicos do país, em especial os da esfera federal que desde 2003 não tem reconhecido o direito por omissão legislativa.

    A ação coletiva é patrocinada pel a Assessoria Jurídica do Sinjufego, escritório Cassel & Ruzzarin Advogados, com tramitação na 4ª V ara Federal do DF , encontra ndo -se no momento conclusa para sentença.

    Com informações do Departamento Jurídico do Sinjufego

    • Publicações4232
    • Seguidores29
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações14
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acao-do-sinjufego-cobra-revisao-geral-anual/135824359

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)