Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Jurídico: Sinjufego vai ao STF contra a obrigatoriedade do Funpresp-Jud

    O Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal de Goiás (Sinjufego) ingressou no Supremo Tribunal Federal com pedido de intervenção como amicus curiae na Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 5502, ajuizada por partido político contra a adesão compulsória de novos servidores ao regime de previdência complementar de que trata a Lei nº 12.618/2012, cuja redação foi alterada pelo artigo da Lei nº 13.183/2015.

    A nova sistemática trazida pelo dispositivo impugnado alterou substancialmente o teor do artigo da Lei nº 12.618/2012, tornando automática (compulsória) a adesão de novos servidores, cuja remuneração seja “superior ao limite máximo estabelecido para os benefícios do Regime Geral de Previdência Social”(RGPS), ao regime de previdência complementar. Como se não bastasse, a norma inconstitucional não garante a restituição integral das contribuições despendidas pelos servidores, caso optem pelo cancelamento da inscrição no regime depois de transcorridos 90 (noventa) dias.

    Dr. Rudi Cassel, advogado do Sinjufego e sócio do escritório Cassel Ruzzarin Santos Rodrigues Advogados, destaca que a inconstitucionalidade do artigo da Lei nº 13.183/2015 “reside justamente no fato de desrespeitar a facultatividade de o servidor aderir ou não ao regime de previdência complementar, consagrada especialmente no artigo 202 da Lei Fundamental”, aplicável aos servidores públicos por força do § 15 do artigo 40 da Constituição. A ação direta de inconstitucionalidade nº 5502 é da relatoria do Ministro Celso de Mello.

    Veja AQUI o inteiro teor da Lei n. 12.618/2012

    Matéria relacionada:

    Sinjufego ajuíza ação coletiva contra a aplicação do Funpresp-Jud

    ---
    Da Redação do Sinjufego, com informações da sua assessoria jurídica de Brasília, Cassel Ruzzarin Santos Rodrigues

    • Publicações4232
    • Seguidores29
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações175
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juridico-sinjufego-vai-ao-stf-contra-a-obrigatoriedade-do-funpresp-jud/357114259

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)