Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Dispensa do imposto sindical: CJF julga improcedente pedido do Sinjufego

    Imposto sindical anual (compulsório) não se confunde com a contribuição assistencial mensal (voluntária)

    O Sinjufego informa que o seu pedido que solicita va a dispensa do i mposto sindical compulsório e anual para os integrantes da categoria foi julgado improcedente pelo CJF . Esse órgão da Justiça Federal se aproveitou de entendimento do CNJ que manteve a decisão anterior do CJF que já possibilitava o desconto do imposto sindical dos servidores da JF-GO . O sindicato interveio no processo do CNJ.

    No despacho nº CJF-DES-2014/05421 de 25/02/2014 , a Relatora Conselheira do CNJ Ana Maria Duarte decidiu:

    PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS. CONTRIBUIÇÃO SINDICAL COMPULSÓRIA. DESCONTO EM FOLHA. SERVIDORES ESTATUÁRIOS. EXIGIBILIDADE. PRECEDENTES.

    1. Contribuição Sindical é exigível por todos os trabalhadores de determinada categoria, independentemente de filiação sindical e da condição de servidor público celetista ou estatutário, conforme arts. 578 e seguintes da CLT.

    2. Precedentes. Entendimento sedimentado na jurisprudência dos Tribunais Superiores - Supremo Tribunal Federal e Superior Tribunal de Justiça.

    3. Pedido que se julga improcedente.

    Com base no despacho acima e no sobrestamento do procedimento até o momento em que foi julgado como “O Conselho, por unanimidade, decidiu arquivar os autos, por julgar prejudicado o exame da matéria, diante da determinação expressa do CNJ no Pedido de PROVIDÊNCIAS do Sinjufego nº 0002486-31.2013.2.00.0000.” o processo foi arquivado motivado pelo prejuízo do exame da matéria.

    Com a decisão do CNJ abre-se a possibilidade de haver cobrança do imposto sindical também dos servidores do TRE-GO e TRT-GO.

    Sinjufego - Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal no Estado de Goiás

    • Publicações4232
    • Seguidores29
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dispensa-do-imposto-sindical-cjf-julga-improcedente-pedido-do-sinjufego/126877230

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)